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Pesquisas em andamento

Conheça as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelos membros do HGEL.

Modelos sintáticos na gramaticografia brasileira do século XIX: redes taxonômicas e glossários de metatermos

Francisco Eduardo Vieira

Este projeto de pesquisa pretende realizar uma análise historiográfica de modelos sintáticos elaborados e difundidos nas primeiras gramáticas brasileiras de língua portuguesa, publicadas no século XIX. Um modelo sintático é um conjunto de ideias linguísticas relacionadas, que abrangem a macro e a microorganização do que se entende por sintaxe num instrumento linguístico, o que inclui aspectos metalinguísticos e conceituais relativos a categorias, propriedades, prescrições e relações (Vieira, 2024). A pesquisa está inserida no campo da Historiografia da Linguística (Swiggers 2013; Altman, 2012), buscando traçar uma narrativa descritiva, interpretativa e explicativa sobre como o conhecimento sintático, no contexto das primeiras propostas gramaticográficas elaboradas no Brasil, foi adquirido, formulado, difundido, transformado, preservado, didatizado ou esquecido. Para alcançar o objetivo geral, o projeto estabelece metas específicas, entre as quais se destacam: i) identificar concepções de sintaxe e modelos sintáticos propostos em gramáticas brasileiras de língua portuguesa do século XIX; ii) comparar as concepções e os modelos sintáticos identificados, considerando relações de continuidade e ruptura estabelecidas entre si e com a tradição gramaticográfica greco-latina e lusitana; iii) elaborar “redes taxonômicas” e “glossários de metatermos” constitutivos dessas redes, a fim de reconstruir, expor e comparar os modelos sintáticos propostos nas gramáticas sob análise; iv) estabelecer diálogos entre os modelos sintáticos mapeados e diferentes arcabouços categoriais e conceituais da linguística contemporânea. A metodologia baseia-se nas três fases de organização de uma análise historiográfica (Swiggers, 2015): a heurística (seleção e catalogação das fontes), a hermenêutica (análise crítica e interpretação dos dados) e a executiva (exposição dos resultados por meio de narrativas historiográficas). Entre os resultados esperados estão o estabelecimento de duas inéditas e promissoras ferramentas historiográficas para os estudos gramaticográficos (as redes taxonômicas e os glossários de metatermos) e a construção de uma narrativa historiográfica, ao mesmo tempo meticulosa e abrangente, sobre a história da sintaxe no Brasil oitocentista. 


Colaboradores: Carlos Alberto Faraco; Anderson Rany; Mariana Maris; Emily Medeiros Ferreira; Fábio Albert Mesquita; Reginaldo Ponciano; Beatriz Marinho Dias.

Ano de início:

2025

Previsão de conclusão:

2028

Nível:

Produtividade em Pesquisa CNPq | PQ-C

Historiografia da Sintaxe no Brasil (HSB): teoria, norma e ensino (Etapa II)

Francisco Eduardo Vieira

Situado na interface entre a Historiografia da Linguística e a Linguística Aplicada, este macroprojeto de pesquisa abriga projetos em execução na UFPB e na UFPR. As múltiplas frentes de investigação estão distribuídas em três eixos temáticos: 1. Eixo teórico; 2. Eixo descritivo-normativo; 3. Eixo didático-pedagógicos. Os estudos do Eixo 1 buscam analisar processos de surgimento, desenvolvimento, recepção, contraposição, apagamento e continuidade de teorias, saberes e ideias sobre sintaxe na história da gramática e da linguística no Brasil, do século 19 ao 21. As pesquisas do Eixo 2 intentam compreender a trajetória das ideias e das políticas sobre a questão da norma linguística brasileira, elaboradas por diferentes agentes, do século 19 aos dias de hoje. As propostas do Eixo 3 procuram examinar de que maneira gramáticas, livros didáticos, documentos governamentais, currículos, planos de curso, materiais didáticos de formação continuada, entre outros textos pretéritos e contemporâneos elaborados no Brasil a partir do século 19, impactaram e vêm impactando o desenvolvimento de nossas representações linguísticas e práticas pedagógicas envolvendo saberes sintáticos. 


Colaboradores: Carlos Alberto Faraco; Lucielma de Oliveira Batista; Anderson Rany; Mariana Maris; Emily Medeiros Ferreira; Fábio Albert Mesquita; Reginaldo Ponciano; José Rilton de Carvalho Viana; Letícia Vasconcelos da Rocha; Samanta Falcão de Menezes.

Ano de início:

2019

Previsão de conclusão:

2028

Nível:

Quadriênio de pesquisa

Historiografia da gramaticografia de língua portuguesa: modelos de descrição sintática

Francisco Eduardo Vieira

Este projeto de pesquisa pretende realizar uma análise historiográfica dos modelos de descrição sintática elaborados e difundidos nas primeiras gramáticas de língua portuguesa, publicadas nos séculos 16 a 18. A pesquisa está inserida no campo da Historiografia da Linguística (Swiggers 2013; Altman, 2012), buscando traçar uma narrativa descritiva, interpretativa e explicativa sobre como o conhecimento sintático, no contexto das primeiras propostas gramaticográficas para a língua portuguesa, foi adquirido, formulado, difundido, transformado, preservado, didatizado ou esquecido. Para alcançar o objetivo geral, o projeto estabelece metas específicas, entre as quais se destacam: i) identificar as concepções de sintaxe e os modelos de descrição sintática propostos nas gramáticas de língua portuguesa do século 16 a 18; ii) comparar as concepções e modelos de descrição sintática identificados, considerando relações de continuidade e ruptura, tanto entre eles quanto com a tradição gramaticográfica greco-latina; iii) elaborar “redes taxonômicas” e “glossários dos metatermos” constitutivos dessas redes, a fim de reconstruir, expor e comparar os modelos de descrição sintática propostos nas gramáticas analisadas; iv) estabelecer diálogos entre os modelos de descrição sintática mapeados e diferentes arcabouços categoriais e conceituais da linguística contemporânea. Entre os resultados esperados estão o estabelecimento de duas ferramentas historiográficas inéditas e promissoras para os estudos gramaticográficos (as redes taxonômicas e os glossários de metatermos) e a construção de uma narrativa historiográfica, ao mesmo tempo meticulosa e abrangente, sobre a história da sintaxe do português nos primeiros três séculos de gramatização da língua.


Colaboradores: Carlos Alberto Faraco; Mariana Maris; Emily Medeiros Ferreira; Fábio Albert Mesquita; Reginaldo Ponciano.

Ano de início:

2024

Previsão de conclusão:

2028

Nível:

Quadriênio de pesquisa

A linguística brasileira e o ensino de português: uma história socioinstitucional e teórico-conceitual

Leonardo Gueiros

Este projeto de pesquisa toma como objeto de investigação o conhecimento sobre ensino de português produzido pela Linguística brasileira. Nesses termos, a pesquisa busca investigar como e em que condições a Linguística brasileira, de sua institucionalização aos dias de hoje, conduziu e tem conduzido a reflexão sobre o ensino de português no cenário intelectual brasileiro. Busca-se, assim, mapear, descrever e interpretar o curso evolutivo da discussão sobre ensino de português produzido pela Linguística brasileira em sua heterogeneidade de teorias e métodos. O recorte temporal considerado para a pesquisa tem início na década de 1960, período que marca (i) a institucionalização da linguística como cadeira obrigatória nos cursos de Letras brasileiros (mais precisamente, em 1962), (ii) a profissionalização e ampla difusão da carreira de linguista no espaço universitário no país e (iii) o estabelecimento do debate sobre ensino de português como uma das tarefas de uma linguística brasileira de inclinação aplicada(cf. Rodrigues, 1966). A reconstrução e a interpretação dessa história se dão em duas dimensões: (i) socioinstitucional, voltada à compreensão tanto de ações específicas quanto de relações intra e interinstitucionais estabelecidas entre agentes, de modo particular, ou entre grupos, de modo coletivo, na dinâmica social da prática científica que configura o que podemos entender por linguística brasileira; e (ii) teórico-conceitual, dedicada ao levantamento e ao exame de empreendimentos teóricos ou linhas investigativas que, a partir de certos referenciais teóricos e metodológicos, contribuíram para o debate sobre ensino de português. O projeto de pesquisa está fundamentado teórica e metodologicamente no campo da Historiografia da Linguística, disciplina que investiga a história do conhecimento sobre a linguagem em diferentes contextos e recortes temporais, nos termos de Swiggers (1981, 2013, 2019), Koerner (1996, 1999, 2014) e Altman (2004, 2012).

Ano de início:

2025

Previsão de conclusão:

2028

Nível:

Quadriênio de pesquisa

A construção do discurso normativo relativo à língua portuguesa

Carlos Alberto Faraco

O projeto busca identificar as principais fontes do processo de construção do discurso normativo relativo à língua portuguesa. Serão revisadas as gramáticas desde o século 16 e outras obras voltadas a questões de língua. O objetivo principal é fazer uma genealogia das regras.


Colaborador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2023

Previsão de conclusão:

2027

Nível:

Quadriênio de pesquisa

Uma historiografia das ideias sobre o português do Brasil nas gramáticas escolares brasileiras (1961-2000)

Anderson Rany

A pesquisa tem como tema a terminologia relacionada ao português do Brasil e como objeto a abordagem dessa língua em gramáticas escolares brasileiras publicadas entre 1961 e 2000. Apresenta-se como objetivo central analisar diferentes concepções referentes à língua brasileira presentes nessas fontes historiográficas.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2021

Previsão de conclusão:

2025

Nível:

Doutorado

Historiografia do processo de normatização da vírgula na gramaticografia luso-brasileira entre os séculos 16 e 19

Mariana Maris

A pesquisa investiga o processo de normatização da vírgula em gramáticas e tratados ortográficos publicados em Portugal e no Brasil entre os séculos 16 e 19. Tem como foco os conceitos e metatermos sintáticos e prosódicos que moldaram as definições, as regras e os exemplários que constituem a normatização desse sinal gráfico nas fontes historiográficas em análise.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2021

Previsão de conclusão:

2025

Nível:

Doutorado

O conhecimento sobre sintaxe na pesquisa linguística brasileira (1960-1989)

Emily Medeiros Ferreira

A pesquisa investiga a produção do conhecimento sobre sintaxe pela Linguística brasileira no período de 1960 a 1989. Analisam-se artigos e ensaios que tematizam a sintaxe (em interface ou não com outros níveis linguísticos) publicados em periódicos científicos brasileiros ao longo desses 30 anos.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2022

Previsão de conclusão:

2026

Nível:

Doutorado

Uma historiografia das ideias sobre a subordinação das orações na gramaticografia de língua portuguesa

Fábio Albert Mesquita

A pesquisa tem como objeto o curso histórico das ideias sobre a subordinação de orações na gramaticografia ocidental, com foco na gramaticografia de língua portuguesa. Como objetivo geral, busca-se elaborar uma narrativa historiográfica que reconstrua os processos de surgimento, desenvolvimento e sistematização dessas ideias ao longo do tempo.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2024

Previsão de conclusão:

2028

Nível:

Doutorado

Uma análise historiográfica das ideias sintáticas de Manoel Soares da Silva Bezerra (1810-1888)

Reginaldo Ponciano

A pesquisa, situada na historiografia da gramaticografia, tem como objetivo geral investigar as ideias sintáticas de Manoel Bezerra, gramático brasileiro do século XIX. Para tanto, serão utilizadas as ferramentas hermenêuticas e expositivas denominadas “rede taxonômica” e “glossário de metatermos”, de acordo com Vieira (2024).


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2023

Previsão de conclusão:

2025

Nível:

Mestrado

A invisibilidade das variedades linguísticas do português brasileiro nas avaliações de língua portuguesa no processo seletivo para os cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Letícia Vasconcelos da Rocha

A pesquisa investiga a abordagem da variação linguística nas provas de língua portuguesa no processo seletivo para os cursos técnicos integrados do IFCE e propõe um produto de intervenção que favoreça práticas avaliativas mais inclusivas.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2024

Previsão de conclusão:

2026

Nível:

Mestrado

O resgate das cartas pessoais como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades de escrita em alunos do 5º ano

Samanta Falcão de Menezes

A pesquisa investiga o potencial das cartas pessoais como gênero textual para aprimorar as habilidades de escrita de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, focando especialmente na coesão referencial.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2024

Previsão de conclusão:

2026

Nível:

Mestrado

A reflexão sobre ensino de produção textual na história da linguística brasileira: um olhar historiográfico para os anos de 1980

Héber Adriel Fernandes

Vinculado ao projeto de pesquisa “A linguística brasileira e o ensino de português: uma história socioinstitucional e teórico-conceitual”, coordenado pelo professor Dr. Leonardo Gueiros (UFPB/HGEL), este plano de trabalho tem como objetivo investigar de que modo e sob quais condições a reflexão e o debate sobre o ensino de produção textual se desenvolveram no âmbito da linguística brasileira durante os anos de 1980. Para isso, propõe-se descrever e interpretar essas formas de conhecimento linguístico a partir da análise de duas dimensões: interna e externa. Na dimensão interna, busca-se identificar e examinar concepções, modelos e teorias que fundamentaram propostas produzidas pela linguística brasileira direcionadas ao ensino de produção textual. Já na dimensão externa, pretende-se analisar as condições históricas, sociais e socioinstitucionais que possibilitaram a formulação e a circulação desses saberes, considerando aspectos como a história da linguística brasileira, a constituição de agendas de pesquisa voltadas ao ensino de português, a configuração de grupos de especialidade voltados ao tema, entre outros fatores.


Orientador: Leonardo Gueiros.

Ano de início:

2025

Previsão de conclusão:

2026

Nível:

PIVIC

A reflexão sobre ensino de leitura na história da linguística brasileira: um olhar historiográfico para os anos de 1980

Julia Vanessa R. Farias

Vinculado ao projeto de pesquisa “A linguística brasileira e o ensino de português: uma história socioinstitucional e teórico-conceitual”, coordenado pelo professor Dr. Leonardo Gueiros (UFPB/HGEL), este plano de trabalho tem como objetivo investigar de que modo e sob quais condições a reflexão e o debate sobre o ensino de leitura se desenvolveram no âmbito da linguística brasileira durante os anos de 1980. Para isso, propõe-se descrever e interpretar essas formas de conhecimento linguístico a partir da análise de duas dimensões: internae externa. Na dimensão interna, busca-se identificar e examinar concepções, modelos e teorias que fundamentaram propostas produzidas pela linguística brasileira direcionadas ao ensino de leitura. Já na dimensão externa, pretende-se analisar as condições históricas, sociais e socioinstitucionais que possibilitaram a formulação e a circulação desses saberes, considerando aspectos como a história da linguística brasileira, a constituição de agendas de pesquisa voltadas ao ensino de português, a configuração de grupos de especialidade voltados ao tema, entre outros fatores.


Orientador: Leonardo Gueiros.

Ano de início:

2025

Previsão de conclusão:

2026

Nível:

PIVIC

Gramaticografia brasileira de língua portuguesa (1801-1830): constituição de acervo e análise da macro-organização sintática

Danniel Nascimento de Oliveira

Este plano de trabalho de Iniciação Científica está articulado ao projeto de pesquisa financiado pelo CNPq “Modelos sintáticos na gramaticografia brasileira do século XIX: redes taxonômicas e glossários de metatermos” e propõe-se a desenvolver, de forma introdutória e formativa, atividades de natureza documental e historiográfica relacionadas ao estudo da sintaxe em gramáticas de língua portuguesa publicadas por brasileiros e/ou no Brasil nas três primeiras décadas do século XIX. O plano de trabalho se estrutura em duas frentes integradas: (i) a constituição de um acervo digital, por meio do levantamento, digitalização, preservação e catalogação de fontes gramaticográficas do século XIX, a serem incorporadas ao catálogo de gramáticas disponível em nosso site; e (ii) a análise da macro-organização sintática presente nessas obras, com vistas à posterior descrição e à interpretação dos modelos sintáticos ali propostos ou difundidos.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2025

Previsão de conclusão:

2026

Nível:

PIBIC/CNPq

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