Conferências, palestras, entrevistas e lançamentos
17 de nov. de 2025
Gramáticas do português: do catálogo às redes e glossários
Nesta palestra, o professor Francisco Eduardo Vieira apresenta duas frentes de trabalho do grupo de pesquisa HGEL (UFPB/CNPq): a catalogação de gramáticas da língua portuguesa (séculos 16 a 21) e a elaboração de redes taxonômicas e glossários de metatermos, ferramentas de análise gramaticográfica aplicadas aos modelos sintáticos de algumas dessas obras. A palestra integrou o Seminário “Gramáticas e Dicionários do Português: uma coleção em rede”, promovido pela Fundação Biblioteca Nacional e pela Fundação Casa Rui Barbosa.
29 de out. de 2025
As peculiaridades da língua portuguesa e o uso de IA no futuro da escrita (Conversa com Bial)
O professor Carlos Alberto Faraco (UFPR/HGEL) e o escritor Sérgio Rodrigues estiveram no Programa Conversa com Bial, promovido pela Rede Globo, em um debate sobre língua e escrita em tempos de Inteligência Artificial. A conversa abordou também a "Gramática do português brasileiro escrito", de Vieira e Faraco (2023), e o livro "Escrever é humano", de Rodrigues (2025). Assista a entrevista completa na plataforma Globoplay [https://globoplay.globo.com/v/14055083].
21 de fev. de 2025
Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas – HGEL: escopo, atuação e perspectivas
No seminário do III Encontro das Linhas de Pesquisa do PROLING, que conta com a participação das professoras Regina Celi (UFPB/ATA) e Angela Erazo (UFPB/MOBILANG) e dos professores Fábio Bezerra (UFPB/GEPLAM) e Leonardo Gueiros (UFPB/HGEL), mediados pela professora Elaine Espindola (UFPB/SAL), Gueiros apresenta o histórico, o campo de atuação, os temas de trabalho, os membros ativos, as pesquisas em andamento, as publicações e o site do grupo de pesquisa HGEL/CNPq (1:01:03-1:21:22).
12 de nov. de 2024
O debate sobre ensino de português como tarefa da Linguística brasileira
Nesta palestra (01:35-55:40), o professor Leonardo Gueiros apresenta uma leitura historiográfica do debate sobre ensino de português desenvolvido pela linguística brasileira a partir da década de 1960, período em que se inicia sua tardia institucionalização. Gueiros defende que a profissionalização e a ampliação do alcance da carreira de linguista no espaço universitário brasileiro favorecem o estabelecimento do debate sobre ensino de português como uma das tarefas de uma linguística brasileira de inclinação aplicada.
21 de ago. de 2024
Historiografia Linguística no Brasil: teorias e métodos
Esta mesa-redonda do projeto Abralin Ao Vivo conta com a participação da professora Cristina Altman (USP) e dos professores Ricardo Cavaliere (UFF/ABL), Gonçalo Fernandes (UTAD – Portugal) e Francisco Eduardo Vieira (UFPB/HGEL), mediados pelo professor Leonardo Kaltner (UFF). Em sua intervenção, Vieira apresenta a rede taxonômica e o glossário de metatermos, duas ferramentas analíticas que ele desenvolveu e vem aplicando na historiografia dos modelos sintáticos presentes nas gramáticas do português desde o século XVI.
27 de mar. de 2024
As gramáticas brasileiras e o ensino da língua
Nesta fala, o professor Carlos Alberto Faraco discute a importância do ensino de gramática na escola básica como atividade subsidiária (e não central) no ensino de português. Revisita as três tendências que se constituíram historicamente a propósito do tema, comenta as dificuldades de seu ensino e defende uma pedagogia da gramática que inclua várias metodologias integradas. Por fim, revê os diferentes conceitos de gramática e analisa três grupos de compêndios gramaticais existentes no mercado editorial brasileiro.
20 de mar. de 2024
Conferência de pós-doutorado do Prof. Dr. Francisco Eduardo Vieira (UFPB/UFPR)
Nesta conferência, o professor Francisco Eduardo Vieira apresenta seu relatório de pós-doutorado, intitulado “Ferramentas analíticas para uma historiografia dos modelos sintáticos: rede taxonômica e glossário de metatermos da Grammatica da lingua portuguesa (1540), de João de Barros”, sob supervisão do professor Carlos Alberto Faraco.
5 de ago. de 2022
Algumas diretrizes para a produção e o ensino de gramática(s)
Nesta aula magna de abertura do semestre 2022.2 do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, o professor Francisco Eduardo Vieira apresenta algumas diretrizes epistemológicas que podem fundamentar tanto uma prática gramaticográfica lúcida e realista quanto projetos de ensino de gramática necessários à educação básica e ao ensino superior.
29 de jun. de 2022
O lugar do conhecimento historiográfico na formação do professor de português
Nesta palestra, o professor Leonardo Gueiros faz uma exposição introdutória da Historiografia da Linguística (HL), reflete sobre o conceito de conhecimento linguístico nesse campo disciplinar, apresenta algumas motivações para o estudo historiográfico e estabelece relações entre a HL e o ensino de língua.
25 de mai. de 2022
Prática docente: possibilidades para o ensino e o aprendizado de gramática na Educação Básica
No II Seminário de Língua Portuguesa, Literatura e Ensino (II SELPLE) da Universidade de Pernambuco (UPE), o professor Francisco Eduardo Vieira discute algumas ideias sobre ensino de gramática na Educação Básica.