top of page

Simpósio Temático no InterAB

  • Foto do escritor: HGEL
    HGEL
  • 13 de ago.
  • 2 min de leitura

Cartaz de divulgação do simpósio temático ST44 do InterAB 2026.
Divulgação: @hgel.ufpb

O 14º InterAB – Encontro Internacional da Abralin, que acontecerá em Recife, PE, entre os dias 2 e 6 de março de 2026, contará com o simpósio temático ST44 – Historiografias dos Estudos Linguísticos e do Ensino de Línguas, coordenado pelos professores doutores Francisco Eduardo Vieira (UFPB/HGEL) e Olga Coelho (USP/CEDOCH).


O simpósio temático propõe reunir e dar visibilidade a pesquisas contemporâneas voltadas à investigação do devir histórico dos múltiplos saberes sobre a linguagem, as línguas e o ensino linguístico. A proposta visa acolher trabalhos, concluídos ou em andamento, que se dediquem à reconstrução, sistematização e interpretação crítica desses conhecimentos, articulados em distintos contextos históricos e sociais, conforme sugerem autores como Konrad Koerner, Pierre Swiggers, Sylvain Auroux, entre outros.


Reconhecendo a amplitude temática da proposta, o simpósio acolherá trabalhos dedicados: à análise de instrumentos linguísticos (gramáticas, dicionários, cartilhas, manuais); ao estudo de tradições (majoritárias ou não) e seus percursos; à historiografia da gramaticografia do português e de outras línguas; à interpretação de programas/agendas de pesquisa e/ou ensino na história dos estudos da linguagem; à reflexão sobre concepções e modos de ensino de línguas maternas ou de línguas adicionais, com atenção, por exemplo, a práticas educativas e de escolarização de grupos indígenas, migrantes, refugiados, populações de fronteira, comunidades surdas.


O simpósio, ademais, se abre ao exame de fontes canônicas e não canônicas para essas histórias, incluindo registros do conhecimento não acadêmico, registros midiáticos, correspondências, registros escolares, legislações, documentos curriculares, cadernos, livros didáticos. As abordagens podem considerar, ainda, questões relativas à circulação, recepção, fortalecimento, apagamento ou longevidade das ideias e práticas linguísticas e educativas, bem como aos agentes (individuais e coletivos) e aos contextos intelectuais que moldaram tais percursos.


Também serão acolhidas propostas de reflexões sistematizadas sobre a prática historiográfica, com ênfase em seus aspectos teóricos e metodológicos (propostas meta-historiográficas), ou que se dediquem à produção de bases documentais no âmbito da epi-historiografia. A diversidade epistemológica será igualmente valorizada: propostas ancoradas em diferentes orientações historiográficas poderão dialogar de modo fecundo no espaço do simpósio.


Ao reunir essas múltiplas possibilidades, o simpósio pretende fomentar o intercâmbio de temas, conceitos e metodologias que contribuam para o aprofundamento das pesquisas sobre historiografia dos estudos linguísticos e do ensino de línguas. O simpósio também se configura como espaço de diálogo entre diferentes gerações de pesquisadores, da iniciação científica à pós-graduação e à pesquisa consolidada, visando à formação de redes colaborativas.


Inscrições no site do InterAB: https://14interab.abralin.org


Prazo para submissão de trabalhos: 15 de setembro de 2025


bottom of page