top of page

José Rilton de Carvalho Viana (HGEL/UFPB) defende sua Dissertação de Mestrado

  • Foto do escritor: HGEL
    HGEL
  • 26 de mai.
  • 1 min de leitura
Divulgação: @hgel.ufpb
Divulgação: @hgel.ufpb
Como as professoras de Língua Portuguesa lidam com a variação linguística em sala de aula?

Essa é a pergunta que orienta a pesquisa de José Rilton de Carvalho Viana, que investigou o nível de familiaridade das docentes com a Pedagogia da Variação Linguística e analisou como esse conhecimento (ou sua falta) impacta a prática pedagógica.


🔍 O que ele encontrou?

Embora as professoras demonstrem algum domínio teórico sobre variação linguística, muitas enfrentam dificuldades na hora de levar esse saber para a prática. O principal entrave: a falta de formação continuada específica sobre o tema.


👩‍🏫 E há soluções!

O autor propôs e executou uma intervenção pedagógica por meio de oficinas formativas, visando aprofundar os conhecimentos sobre a variação linguística e, principalmente, oferecer estratégias práticas para que esse tema esteja presente no cotidiano da sala de aula.


A defesa da dissertação é pública, e todas as pessoas interessadas estão convidadas a assistir.
bottom of page